sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um pouquinho da nossa história...

Ponto de Cultura de Divinópolis.
O ponto de Divinópolis e mais um espalhado entre diversas cidades no brasil. A idéia foi lançada pelo Ministério da Cultura, e o Departamento de Extensão da FUNEDI/ UEMG acolheu a proposta do Programa Cultura Viva, com a parceria (COP-gestão) das secretaria municipais de Cultura e Educação.
Dois anos e meio é o tempo estabelecido para atingir o objetivo geral de formação de agentes cultura juvenis (pessoas de 15 a 28 anos) e de disseminação de manifestações culturais na comunidade, pelos próprios jovens.
O Ponto de Cultura de Divinópolis dispõe de três ações do Programa Cultura Viva: Ação Agente Cultura Viva, que consiste na formação de agentes culturais juvenis; Ação Cultura Digital, com os princípios de software livre, acessibilidade e produção e meta-reciclagem; e Ação Escola Viva, que visa à integração das escolas e à cultura. Está em planejamento a Ação Griôs - mestre de saberes. As ações citadas encontram-se no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e podem ser assim resumidas.
O Agente Cultura viva articula se ao Ponto para incitar no jovem o interesse em exercer uma profissão relacionada à cultura.
A Cultura Digital é o instrumento que dá visibilidade e circulação à produção dos Pontos de Cultura, pois as comunidades poderão produzir sua própria imagem com equipamentos que permitem a gravação de CD, produção de vídeo, colocar uma rádio no ar e uma página na Internet.
A ação Escola Viva tem como objetivo integrar o Ponto às escolas, agindo em colaboração para a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da cultura, sem que haja distinção de valor e de atitude entre emoções, sentimentos, pensamento e conhecimento. A finalidade é criar um espaço de interação dialógica e vivencial, permitindo a identificação de culturas locais, regionais, nacional e as influências de todas as partes do mundo, com o compartilhamento do conhecimento estético e ético.
O Ponto é basicamente separados em quatro núcleo: Rede age, Núcleo de Pesquisa, Núcleo de Produções Audiovisioplásticas e Centro de Democratização Digital (CDD).
Ponto de Cultura Divinópolis

Nenhum comentário: