terça-feira, 28 de outubro de 2008

Projeto cria webcomunidade para compartilhamento de conteúdo e promove o intercâmbio entre alunos e professores de várias regiões de Minas Gerais

Idealizada por educadores e profissionais da área da comunicação, a iniciativa abrange um concurso cultural e a criação de uma “webcomunidade” interativa, para compartilhamento de conteúdo produzido com as tecnologias móveis. Esta plataforma virtual também servirá para professores e escolas do Estado utilizarem diferentes metodologias de ensino e avaliação escolar com a apropriação das novas mídias. Oficinas de vídeo, áudio e fotografia em colégios da capital e do interior serão ministradas durante o mês de outubro.

O projeto busca promover a sinergia entre cultura, tecnologia e educação, além de incentivar a reflexão sobre o papel do celular na vida cotidiana, na inclusão digital, nos processos de comunicação e o seu impacto na educação. Por meio de ações diversificadas, a iniciativa pretende apontar caminhos para que os estudantes exerçam as habilidades de interpretação, síntese, criatividade, pesquisa e construção de linguagens artísticas. O objetivo também é democratizar a produção e o acesso aos conteúdos audiovisuais, através de uma “inclusão criativa” e inovação no saber.

A iniciativa também conta com um portal que tem como objetivo se tornar um importante instrumento de adequação das novas mídias ao processo educacional. Através de treinamentos específicos, escolas e professores do Estado utilizarão este espaço para o ensino e a avaliação. Os trabalhos publicados poderão ser a “tarefa de casa” dos alunos, estimulada pelo professor, que terá mecanismo para fazer avaliações online e dar notas, assim como em uma tradicional prova escrita. Professores e escolas também concorrerão a prêmios.

Além disso, o projeto também conta com oficinas ministradas no formato de “vivências criativas” nas escolas do ensino médio, com a participação dos alunos, professores, funcionários e direção. Durante essas atividades, são passadas noções sobre vídeo, fotografia, áudio e produção de conteúdo com o celular.

Fonte: BLOG Cultura e Mercado

Postado por Raphaela Simões

Nenhum comentário: