Já em Ouro Preto, a cidade parece ter alma. A todo momento placas, janelas e portas da época barroca lembram uma vila antiga por onde já passaram muitas pessoas e histórias.
Onde hoje caminham turistas de todo o mundo, trabalharam muitos escravos à procura de ouro. Um dentre eles, rei em sua terra Natal. Chico Rei como ficou conhecido, foi trazido do Congo para o Brasil juntamente com 111 negros. Nesta embarcação, as mulheres foram jogadas ao mar pelo risco de naufrágio, pelo excesso de peso.
Através de muito trabalho Chico Rei comprou sua própria liberdade ganhando reconhecimento de seu Reinado. Hoje é o Congado.
Atualmente Ouro Preto possui 21 Igrejas históricas sempre com um cemitério ao lado.
Em nosso primeiro dia de filmagens fizemos imagens do vídeo proposto pelo Neto (Rede Minas), sobre "Os fantasmas de Ouro Preto". Conversamos também com a historiadora Angela Xavier sobre a história que se conta sobre a Procissão das Almas na Cidade.
No Segundo dia de filmagens acampanhamos o Henrique do Ponto de Cultura Timbalê à procura da "Cidade que fica e a cidade que vai". Fizemos imagens que revelam uma cidade onde por um lado passam e se cruzam pessoas e animais de diferentes tipos. Sob outra perspectiva, a câmera alta mostra um visual que impressiona pela minunciosidade de detalhes e riqueza histórica.
[Fotos]


A itinerância segue agora para a segunda etapa. Seguimos na estrada para acompanhar as filmagens em Uberlândia, Pirapora/ Buritizeiro, Araçuaí, Januária e Divinópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário