Combinamos um primeiro encontro com Cleber, representante do Ponto de Cultura Cinema Meninos de Araçuaí, no próprio cinema. O lugar é bastante encantador. Conhecemos a sala de projeção e um pouco das demais instalações. Fomos recebimos por jovens participantes do Ponto e pela coordenadora Advete para uma primeira conversa em roda, metodologia que faz parte do cotidiano de trabalho destas pessoas. Nos apresentamos, nos conhecemos um pouco para então darmos início às gravações. (clique nas fotos para ampliá-las)


No primeiro dia fomos à casas de mulheres que têm seus maridos e filhos levados todos os anos para o corte de cana. Na cidade ficam as mulheres e crianças ao longo de duros 8 ou 9 meses.

.jpg)
.jpg)
No segundo dia, fomos acompanhar as gravações do vídeo sobre Sá Luiza, uma benzedeira que viveu em Araçuaí até o final do século passado, muito querida pelos moradores da cidade. Sá Luiza faleu com 106 anos.

Fomos até a casa de Lira Marques, artesã e pesquisadora da cultura popular brasileira para colher depoimentos de uma pessoa que estudou e frequentou a casa de Sá Luiza.


Posteriormente fomos à casa de outras trê senhoras que conheceram a benzedeira e que puderam contar um pouco sobre como e porquê pessoas da cidade continuam tendo fé e respeito pelas rezas de Sá Luiza.



Postado por Raphaela Simões
Um comentário:
Fina a edição de fotos, Dá pra fazer uma viagem.
Parabéns pra equipe de campo cidades invisíveis!
Postar um comentário