Oie pessoal ,seguem algmas informações da família de bordadeiras de Pirapora.
Abraços,
Adriana Menezes - Afiliada Pirpaora
Abraços,
Adriana Menezes - Afiliada Pirpaora
BORDADEIRAS DO SÃO FRANCISCO
Essa é uma história que vem das barrancas do Rio São Francisco. A história de uma família, em Pirapora, que transforma o bordado, que para muita gente é algo antigo, fora de moda, em verdadeiras obras de arte.
A história começou com uma mãe que adorava bordar, Dona Antonia Diniz Dumont Desde pequenos, os 5 filhos viam a mãe bordar e o pai contar histórias. Alguns anos depois eles juntaram os bordados e as histórias, e foi aí que tudo começou.
Hoje, mesmo morando separados, o trabalho não para, os bordados viaja pelo correio e cada uma faz um pedacinho. Esse trabalho já rendeu ilustrações para muitos livros. O último, inclusive, é uma homenagem a Santos Dumont, que faz parte dessa família famosa.
O Grupo Matizes Dumont já ilustrou 19 livros para grandes autores como Jorge Amado, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Marina Colassanti e Ziraldo, entre outros. Ganharam muitos prêmios, como o “Jabuti” (de ilustração) em 1998 e 2000, e entraram na seleta lista do “International Book for Young People” (1999), com o Prêmio Revelação de ilustração.
Em 2006 a família resolveu fazer uma homenagem a um parente distante, Alberto Santos Dumont – o pai da aviação, no ano de seu centenário. A exposição passou por São Paulo, Paris, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Depois das mostras, uma das telas ficou de acervo para a família e as demais foram colocadas à venda.
O Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD) foi criado pela família, com o apoio de vários parceiros, com o objetivo de multiplicar a geração de empregos, renda e arte através do bordado e outras atividades inclusivas.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário