segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Diário de Viagem - Juiz de Fora

Povo, rua, cinema e arte. As ruas de juiz de Fora foram palco das gravações do projeto Cidades invisíveis.

No primeiro dia de filmagens foram feitas na FUNALFA - Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - imagens e depoimentos sobre a restauração da obra do cineasta mineiro João Carriço. Pioneiro, produziu cine-jornais e documentários durante as décadas de 30, 40 e 50. Com a impossiblidade de participação do Ponto de Cultura de Juiz de Fora, propusemos este tema pela importância de se valorizar registros audiovisuais inéditos e de vanguarda para a época.

No segundo dia acompanhamos Itamar, representante da Rede Minas de Juiz de fora, nas filmagens da tradional Feira Livre de Juiz de Fora.
Lá encontramos desde um senhor que oferece licores de 'Amarula' e 'Malibu', que segundo ele foram adquiridos na permuta por cuecas de fabricação própria (sim, estas também estão expostas para venda ao lado dos licores) até tvs, bicicletas, varas de pescas, galinhas, Lps, parafusos, e objetos que em primeira vista não conseguem ser identificados.
Ali, muitos estão pelo complemento da renda familiar, outros tantos simplismente por gostarem do "movimento", segundo relatarem.

[FOTOS]




[VÍDEO + TEXTO] Entrevista com Fernando Libânio no portal Acessa.

http://www.acessa.com/cultura/arquivo/emcena/2009/01/26-curtas/

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Diário de Viagem - Pouso Alegre

Na cidade de Pouso Alegre o projeto Cidades Invisíveis inicia a etapa de filmagens onde começa a percorrer as nove cidades integrantes do projeto para captar as imagens pensadas e planejadas ao longo dos 9 meses de execução. confira aqui o diário de viagem dos participantes desta jornada.

INT. NOITE - HALL DO HOTEL, POUSO ALEGRE 22 DE JANEIRO DE 2009 quinta-feira

Logo que chegam no hotel se deparam com o jornal da cidade, que traz na capa uma nota sobre a presença do projeto na cidade.























EXT. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA POUSO ALEGRE 22 DE JANEIRO DE 2009 quinta-feira

A Equipe do projeto encontra com Marco, jovem realizador da cidade do ponto de cultura “Formação em Cinema e Audiovisual” indicado pela participante Aline para acompanhar a equipe, para iniciar a primeira rodagem do projeto. A idéia do vídeo é mostrar as transformações que ocorreram na cidade de Pouso Alegre através de imagens históricas em oposição a paisagem atual.
Todos se posicionam no meio da avenida buscando o mesmo enquadramento da imagem histórica que é posicionada milimetricamente de frente para a câmera e queimada, evidenciando a atual fase da estação.

[FOTOS] ÁLBUM DE FOTOS DAS GRAVAÇÕES EM POUSO ALEGRE

De Cidades Invisíveis - Pontão


De Cidades Invisíveis - Pontão


Cidades Invisíveis - Pontão


EXT. CEMITÉRIO MUNICIPAL 23 DE JANEIRO DE 2009 SEXTA-FEIRA

Pela manhã, Aline Amaro encontra-se com a equipe de filmagem no hotel, tOdos partem para o Cemitério Municipal para filmar o segundo vídeo sobre a cidade de Pouso Alegre. Coberto de flores, objetos e oferendas encontra-se no cemitério municipal de Pouso Alegre o túmulo da Cigana Salomé, a equipe filma tudo e encontra com pessoas que falam suas impressões sobre quem foi esta mulher que até hoje mobiliza a fé de muitas pessoas.


[AUDIO] CONFIRA A ENTREVISTA DO FERNANDO LIBÂNIO PARA A RÁDIO UFMG EDUCATIVA SOBRE O PROJETO



[VÍDEO] CONFIRA O PESSOAL EM AÇÃO NAS RUAS DE POUSO ALEGRE